Queimadas na colheita da cana-de-açúcar

Download Queimadas na colheita da cana-de-açúcar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 45 pages
Book Rating : 4.:/5 (79 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Queimadas na colheita da cana-de-açúcar by : CARLOS CESAR RONQUIM Ronquim

Download or read book Queimadas na colheita da cana-de-açúcar written by CARLOS CESAR RONQUIM Ronquim and published by . This book was released on 2010 with total page 45 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Atualmente a cultura da cana-de-açúcar no Brasil ocupa mais de oito milhões de hectares e faz do País o maior produtor mundial de cana e seus derivados. Nesse contexto, a região Centro-Sul responde por cerca de 90% da produção total. O Estado de São Paulo, maior produtor, vem buscando viabilizar a sustentabilidade desse agronegócio por meio de um protocolo de intenções, regido por lei, em que a prática da queima da palha da cana deve ser gradativamente reduzida até sua completa eliminação. A completa adoção da colheita mecanizada da cana-de-açúcar possibilitará maior ganho ambiental e resultará em menor emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa, na melhoria da qualidade do solo, entre tantos outros ganhos. Ao deixar de queimar a palha da cana e fazer a colheita mecanicamente, as usinas e os produtores rurais conseguem reduzir os custos de produção e eliminar os encargos trabalhistas. O setor sucroalcooleiro é responsável por gerar grande número de empregos diretos e indiretos, e a proibição da queima da cana-de-açúcar como método de despalha acelera a mecanização da colheita e produz impactos negativos sobre o número de empregados da lavoura canavieira. Embora sejam criados empregos na indústria do açúcar e do álcool, há redução da força de trabalho na área agrícola. A ausência das queimadas traz benefícios à saúde e ao meio ambiente e produz ganhos econômicos para todo o setor. Entretanto, trará sérias consequências empregatícias para a mão de obra rural nos canaviais. Este estudo busca apresentar os impactos ambientais, sociais e econômicos da queima e da sua substituição pela colheita mecânica no agronegócio da cana-de-açúcar.

Da(I) licitude das queimadas da palha da cana-de-açúcar

Download Da(I) licitude das queimadas da palha da cana-de-açúcar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 212 pages
Book Rating : 4.:/5 (559 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Da(I) licitude das queimadas da palha da cana-de-açúcar by : Ettore Geraldo Avolio

Download or read book Da(I) licitude das queimadas da palha da cana-de-açúcar written by Ettore Geraldo Avolio and published by . This book was released on 2003 with total page 212 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: A queimada da palha da cana-de-açúcar como método preparatório à colheita é prática bastante polêmica e combatida, que está amparada por vários atos legislativos e conta com o apoio de setores dos três poderes constituídos. Contudo, esta proteção legislativa específica não outorga a ela a licitude, que é a harmonia com os princípios legais e sociais e com a aprovação da sociedade, que devem nortear qualquer lei e é necessária à sua subsistência. Neste trabalho é examinada a licitude das queimadas da palha da cana-de-açúcar, considerando diversos impactos que elas provocam no meio ambiente (flora, fauna, saúde humana, ar, água, solo, clima e meio de trabalho) e na economia. São analisados os argumentos favoráveis e contrários às queimadas, expostos por juízes, promotores de justiça, doutrinadores, entidades ambientais, pesquisadores, usineiros, cortadores de cana e profissionais de diversas áreas de interesse à matéria. Com a análise é possível concluir que a queimada da palha da cana-de-açúcar, apesar de sua econômica e social, é prática nociva ao meio ambiente e contrária a princípios sociais e legais relevantes e, por isso, deve ser reputada ilícita e não pode continuar a ser praticada.

Queimadas da cana

Download Queimadas da cana PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 104 pages
Book Rating : 4.:/5 (39 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Queimadas da cana by :

Download or read book Queimadas da cana written by and published by . This book was released on 1991 with total page 104 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt:

Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequestro de carbono

Download Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequestro de carbono PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 103 pages
Book Rating : 4.:/5 (559 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequestro de carbono by : Dinailson Correa de Campos

Download or read book Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequestro de carbono written by Dinailson Correa de Campos and published by . This book was released on 2003 with total page 103 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: (Continuação)diminuição da razão C/N. A composição granulométrica da palhada demonstrou que a maior parte desta se encontra na fração> 4mm, com valores superiores a 50 % nesta fração, e que a razão C/N decresceu com a diminuição do tamanho das frações. A massa de matéria seca acumulada na palhada após quatro anos foi de 4,5 Mg ha-1, ou 1,1 Mg ha-1 ano-1 para o Latossolo e de 3,6 Mg ha-1, ou 0,9 Mg ha-1 ano-1 no Neossolo. Os fatores solo e variedade de cana não influenciaram a decomposição da palhada, mas houve um efeito positivo da quantidade depositada ao solo sobre a quantidade acumulada ao longo dos anos, tanto para o Latossolo como para o Neossolo. Um total de 1,5 Mg C ha-1 ano-1 foram estocados no compartimento palhada (0,5 Mg C ha-1ano-1) e solo (1 Mg C ha-1ano-1). As emissões de gases ocorridas durante a queimada no manejo com queima da cana-de-açúcar foram calculadas a partir de dados da literatura. Foi mostrado que durante a queimada ocorreu a emissão de uma importante quantidade de N2O, expressada em C-CO2 (4,3 t C-CO2 ha-1 ano-1) e esse é um dos gases mais efetivos do efeito estufa. Os fluxos de gases na superfície do solo foram medidos ao longo de um ano nos manejos com e sem queima no Latossolo. O manejo com queima mostrou menor emissão de CO2 e fixação de CH4 em comparação com o manejo sem queima, essas diferenças estão relacionadas a presença da palhada sobre o solo. Quanto ao N2O, não houve diferença significativa n.

As Queimadas da cana

Download As Queimadas da cana PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 : 9788585417017
Total Pages : 92 pages
Book Rating : 4.4/5 (17 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis As Queimadas da cana by : Volker W. J. H. Kirchhoff

Download or read book As Queimadas da cana written by Volker W. J. H. Kirchhoff and published by . This book was released on 1991 with total page 92 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Contribuições apresentadas ao Workshop "Queima Cana" com artigos sobre os efeitos de queimadas sobre a atmosfera: produção de gases nocivos e aspectos meteorológicos da queima da palha de cana-de-açúcar.

Onde tem Fumaça tem Fogo

Download Onde tem Fumaça tem Fogo PDF Online Free

Author :
Publisher : Editora Unifesp
ISBN 13 : 6556320846
Total Pages : 333 pages
Book Rating : 4.5/5 (563 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Onde tem Fumaça tem Fogo by : Jose Roberto Porto de Andrade Junior

Download or read book Onde tem Fumaça tem Fogo written by Jose Roberto Porto de Andrade Junior and published by Editora Unifesp. This book was released on 2021-01-25 with total page 333 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: A prática da queima da palha da cana-de-açúcar nas áreas de cultivo da cana no estado de São Paulo teve início no começo da década de 1960, visando à diminuição dos custos de produção e ao aumento da produtividade do setor. Se por um lado propiciou benefícios a produtores de cana, por outro trouxe prejuízos ambientais e de saúde pública. Com a emergência dos movimentos ecossociais, no final da década de 1980, despontaram as lutas pelo fim da queima da cana-de-açucar no estado de São Paulo, gerando extensas batalhas jurídicas e legislativas, que culminaram, em 2002, na instituição de uma lei que prevê prazos – longos – para o fim da prática e, em 2007, na assinatura de um protocolo, de adesão voluntária, que estabelecia prazos menores, mas não acarretava sanções em caso de descumprimento. Essas medidas não significaram a solução definitiva do problema, candente e atual. Convicto de que o campo do direito pode e deve fazer algo em prol da natureza e do cidadão, em Onde Tem Fumaça Tem Fogo: As Lutas pela Eliminação da Queima da Cana-de-açúcar José Roberto Porto de Andrade Júnior faz uma reconstituição inédita do histórico dessa luta no estado de São Paulo, procurando abarcar todos os seus enfrentamentos. Centrado no direito e em documentos jurídicos − tomados como manifestações de práticas sociais de sujeitos −, e respaldado por mapas, gráficos, referência e fontes, o autor analisa as três fases desse movimento, diferenciadas segundo o modo de atuação de cada um de seus diversos atores sociais. Traça panoramas e propostas para contribuir com a eliminação da queima, vislumbra as perspectivas futuras e faz um apanhado da situação no restante do país.

Matéria orgânica e atributos do solo em sistemas de colheita com e sem queima da cana - de - açúcar

Download Matéria orgânica e atributos do solo em sistemas de colheita com e sem queima da cana - de - açúcar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 202 pages
Book Rating : 4.:/5 (78 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Matéria orgânica e atributos do solo em sistemas de colheita com e sem queima da cana - de - açúcar by : E. F. de LUCA

Download or read book Matéria orgânica e atributos do solo em sistemas de colheita com e sem queima da cana - de - açúcar written by E. F. de LUCA and published by . This book was released on 2002 with total page 202 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Objetiva avaliar os efeitos do manejo da cana - de - açúcar sem a queima dos canaviais, em relação ao manejo tradicional com a queima.

A queima da cana de açúcar e suas consequências

Download A queima da cana de açúcar e suas consequências PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 144 pages
Book Rating : 4.A/5 ( download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis A queima da cana de açúcar e suas consequências by : Octavio Valsechi

Download or read book A queima da cana de açúcar e suas consequências written by Octavio Valsechi and published by . This book was released on 1951 with total page 144 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt:

Efeito da queima e das aplicações de nitrogênio e vinhaça após 16 anos de cultivo de cana-de-açúcar

Download Efeito da queima e das aplicações de nitrogênio e vinhaça após 16 anos de cultivo de cana-de-açúcar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : pages
Book Rating : 4.:/5 (79 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Efeito da queima e das aplicações de nitrogênio e vinhaça após 16 anos de cultivo de cana-de-açúcar by : A. S. de RESENDE

Download or read book Efeito da queima e das aplicações de nitrogênio e vinhaça após 16 anos de cultivo de cana-de-açúcar written by A. S. de RESENDE and published by . This book was released on 2003 with total page pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Neste trabalho, realizado na Usina Cruangi, Timbaúba, PE, localizada numa região de transição entre. a Zona da Mata e o Agreste daquele Estado, avaliou-se o efeito, por 16 anos (1983-1999), da aplicação de nitrogênio (O e 80 kg ha-l na forma de uréia), vinhaça (O e 80 m3 ha-l) e dos sistemas de corte de cana crua e queimada sobre as características produtivas e tecnológicas da cultura de cana-de-açúcar, nas características químicas e no estoque de carbono e nitrogênio do solo, e na contribuição da fixação biológica de nitrogênio (FBN). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial completo 2 x 2 x 2, e quatro repetições. Constatou-se que a manutenção da palhada no sistema favoreceu a produção de colmos de forma progressiva, com o passar dos anos, e as respostas às aplicações de nitrogênio e vinhaça não foram consistentes. Já as características tecnológicas da cana-de-açúcar foram afetadas negativamente pela aplicação de nitrogênio, o que não se refletiu na produção de açúcar em função do aumento de produtividade de colmos proporcionado por esta prática. A aplicação de vinhaça e a manutenção da palhada no sistema não influenciaram a qualidade do caldo, mas favoreceram a produção de açúcar, pelo mesmo motivo. O açúcar produzido no tratamento em que se manteve a palha no sistema foi 15% maior na primeira fase; 59% na segunda fase e cerca de 28% maior ao longo de todo o experimento, quando comparado às parcelas queimadas. Os efeitos da aplicação dos tratamentos na fertilidade do solo foram sentidos somente até 20 cm de profundidade e a manutenção da palhada favoreceu os teores de nitrogênio e carbono total do solo, enquanto a aplicação de vinhaça dobrou os teores de potássio disponível do solo. A manutenção da palhada conservou o carbono do solo, originário da floresta (C3), com mais eficiência. O acúmulo de carbono de origem C4 no solo foi pequeno em relação ao carbono total já existente, mas ocorreu com maior intensidade no tratamento sem queima, possibilitando um incremento do carbono total de cerca de 4400 kg ha-l, aproximadamente 1700 kg ha- 1 a mais que o tratamento com queima prévia da palha. A manutenção da palha no sistema favoreceu o estoque de carbono do solo em mais de 300 kg ha-l ano-l, incrementando-o em cerca de 10% em relação a vegetação nativa, e em 5% quando comparado ao tratamento convencional de queima prévia do canavial. O estoque de nitrogênio do solo também foi aumentado pela manutenção da palhada, porém em menor magnitude. As plantas acumularam entre 750 e 1500 kg ha-l de nitrogênio em seus tecidos, nos tratamentos com e sem queima, respectivamente. Em relação ao carbono acumulado pela parte aérea da cana-de-açúcar, este variou entre 100 e 200 Mg ha-l para os tratamentos com e sem queima da palha, antes do corte. Assim, o balanço de carbono do solo foi positivo para todos os tratamentos, e oscilou entre 2600 e 6500 kg ha-1 ano-l de C para os tratamentos em que não aplicou-se vinhaça e manteve-se a palha, respectivamente. Menos de 6% deste carbono foi efetivamente incorporado ao solo, sendo a maior parte perdido no processo de mineralização deste material. O percentual de contribuição da FBN chegou a 32% do total de nitrogênio acumulado pela parte aérea das plantas. O manejo da colheita de cana crua foi mais 20% mais lucrativo ao produtor após 16 anos, embora, nos primeiros anos, este sistema tenha sido menos rentável que o de colheita de cana queimada, o que sugere que o agricultor deva adotar o manejo de cana crua de forma gradativa, minimizando o impacto dos custos iniciais. This study conducted at the sugar cane plantation of Usina Cruangi, Timbaúba, Pernabuco localised in a region between the "Zona da Mata" and the " Agreste" of this State. The effects of the addition of nitrogen fertiliser (O and 80 kg N ha-l), of vinasse (distillery waste -0 and 80 m3 ha-l) and two harvesting systems (with or without pre- harvest burning) on the yield and industrial parameters of sugarcane were investigated over a 16 year period (1983 to 1999). The effects of these different treatments on chemical characteristics of, and the stocks of carbon and nitrogen in, the soil, and the contribution of biological nitrogen fixation (BNF) were also evaluated. The experiment was laid out in a 2 x 2 x 2 factorial design in complete randomised blocks with four replicates. The maintenance of the trash in the system favoured the cane yields progressively with time, but the responses to the applications of N and vinasse were inconsistent. The technical characteristics of the cane were affected negatively by the application of N fertiliser such that the increase in the productivity of the crop was lower than the increase in sugar production. The application of vinasse and the trash conservation in the system did not inf1uence the quality of the cane juice, but favoured sugar production. The sugar produced in the treatment where trash was conserved was 15 % greater in the first phase; 59 % in the second phase and 28 % greater over the whole experimental period in comparison with the burned cane. The effect of the treatments on soil fertility were significant only to a depth of 20 cm, and the trash conservation favoured the concentrations of total C and N in the soil. The application of vinasse doubled the concentration of exchangeable potassium. Trash conservation conserved soil carbon derived from the original forest (C3) vegetation in comparison to the practice of pre-harvest burning. The accumulation of the C4 carbon in the soil was small in relation to the total already present, but was greater in the treatments where trash was conserved, amounting to a total of 4400 kg C4-C ha-l, approximately 1700 kg C ha-l more than under the conventional practice of pre-harvest burning. In the plots where trash was conserved, soil C stocks increased by 300 kg ha-l year-l which amounted finally to a total equivalent to 10 % in relation to the native vegetation and 5 % in relation to the plots under pre-harvest burning. The stock of soil N was also increased by the trash conservation, but by a lower proportion. The plants accumulated 750 and 1500 kg N ha-l in their tissues in the treatments with and without pre-harvest burning, respectively. With respect to the carbon accumulated by the shoot tissue of the sugarcane, this varied from 100 to 200 Mg ha-l for the burned and unburned treatments respectively, before harvest. Thus the carbon balance of the soil was positive for all treatments and varied between 2600 and 6500 kg C ha-l yeafl for the treatments without vinasse and with trash conservation, respectively. Less than 6 % of this carbon was effectively incorporated into the soil, the greater part being lost by microbial decomposition. The proportion ofN derived from BNF by the cane plants reached 32 % of that accumulated in the aerial tissue of the crop. The management of the crop as green cane (trash conservation) was 20% more profitable to the plantation owner after 16 years, although in the first years this system was less lucrative than using pre-harvest burning which suggests that the manager should adopt trash conservation gradually minimising the impact of initial extra costs.

Estudo da queimada da cana-de-açúcar em Iracemápolis, SP

Download Estudo da queimada da cana-de-açúcar em Iracemápolis, SP PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 86 pages
Book Rating : 4.:/5 (559 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Estudo da queimada da cana-de-açúcar em Iracemápolis, SP by : Renata Barrocas

Download or read book Estudo da queimada da cana-de-açúcar em Iracemápolis, SP written by Renata Barrocas and published by . This book was released on 2001 with total page 86 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Este trabalho chama a atenção para os efeitos da queimada da cana-de-açúcar na cidade de Iracemápolis, SP. Procurou-se trabalhar a espacialidade, a percepção e a cognição ambientais por meio de pesquisa de campo, realizada com os moradores, durante a safra (1998) e a entressafra (1999) da cana-de-açúcar. Com o objetivo de apresentar a manifestação da fuligem na cidade durante a safra de 2000 e o final da safra de 1999, placas adesivas ficaram expostas durante trinta dias em cada período. Iracemápolis, localizada no interior paulista, recebe todos os anos, na safra, a fuligem oriunda da queimada da cana. Nesse período a cidade muda de cenário. Apesar da poluição e da sujeira, há emprego na colheita e na Usina Iracema, considerada pelos moradores o símbolo do progresso municipal.

Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequëstro de carbono

Download Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequëstro de carbono PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : pages
Book Rating : 4.:/5 (181 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequëstro de carbono by :

Download or read book Potencialidade do sistema de colheita sem queima da cana-de-açúcar para o sequëstro de carbono written by and published by . This book was released on 2003 with total page pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: O presente trabalho foi conduzido em áreas experimentais da COPERSUCAR, uma sobre Latossolo Vermelho (EMBRAPA 1999) na Usina São Martinho e outra sobre um Neossolo Quartzarênico na Usina Da Pedra, região de Ribeirão Preto (SP). O objetivo foi analisar a influência da palhada depositada sobre o solo na dinâmica do carbono no agrossistema cana-de-açúcar, uma vez que atualmente buscam-se alternativas para a diminuição da emissão de carbono para o ambiente. Estudou-se o efeito da acumulação da palhada ao longo do tempo (3, 4 e 5 anos) e da deposição de diferentes quantidades de palhada sobre a acumulação de carbono no sistema, bem como da distribuição granulométrica dessa palhada. Acompanhou-se o comportamento intra-anual da palhada, através de medidas ao longo de um ano em áreas experimentais. Analisou-se a composição química e bioquímica da palhada remanescente ao longo do tempo e a influência da colheita sem queima na emissão de gases do efeito estufa. Os levantamentos de campo foram desenvolvidos ao longo dos anos de 1998, 1999 e 2000. Durante o período estudado, observou-se que a produtividade média de cana-de-açúcar sob manejo com queima foi cerca de 5 % maior do que sob manejo sem queima (101 e 95 Mg ha -1 ano -1 para o Latossolo e de 88 e 85 Mg ha -1 ano -1 para o Neossolo). Ocorreu uma deposição média anual da palhada da ordem de 13,9 Mg ha -1 para as áreas sobre Latossolo e 12,8 Mg ha -11 para as áreas sobre o Neossolo. Após quatro anos de manejo sem queima observou-se a formação de uma camada de palhada, com diferentes níveis de decomposição. Nessa palhada foi possível distinguir visualmente, três camadas diferentes de acordo com o grau de decomposição: uma camada nova, mais recente; uma camada velha, entre um ano e dois anos após a deposição e uma camada muito velha, com pelo menos dois anos. Nos tecidos vegetais das camadas velha e muito velha foi observada diminuição da celulose, pequeno aumento de lignina e diminuição da razão C/N. A composição granulométrica da palhada demonstrou que a maior parte desta se encontra na fração> 4mm, com valores superiores a 50 % nesta fração, e que a razão C/N decresceu com a diminuição do tamanho das frações. A massa de matéria seca acumulada na palhada após quatro anos foi de 4,5 Mg ha -1, ou 1,1 Mg ha -1 ano -1 para o Latossolo e de 3,6 Mg ha -1, ou 0,9 Mg ha -1 ano -1 no Neossolo. Os fatores solo e variedade de cana não influenciaram a decomposição da palhada, mas houve um efeito positivo da quantidade depositada ao solo sobre a quantidade acumulada ao longo dos anos, tanto para o Latossolo como para o Neossolo. Um total de 1,5 Mg C ha -1 ano -1 foram estocados no compartimento palhada (0,5 Mg C ha -1 ano -1) e solo (1 Mg C ha -1 ano -1). As emissões de gases ocorridas durante a queimada no manejo com queima da cana-de-açúcar foram calculadas a partir de dados da literatura. Foi mostrado que durante a queimada ocorreu a emissão de uma importante quantidade de N2O, expressada em C-CO2 (4,3 t C-CO2 ha -1 ano -1) e esse é um dos gases mais efetivos do efeito estufa. Os fluxos de gases na superfície do solo foram medidos ao longo de um ano nos manejos com e sem queima no Latossolo. O manejo com queima mostrou menor emissão de CO2 e fixação de CH4 em comparação com o manejo sem queima, essas diferenças estão relacionadas a presença da palhada sobre o solo. Quanto ao N2O, não houve diferença significativa nas emissões nos dois tipos de manejos estudados. Considerando todos os compartimentos de estoque de carbono (planta, palhada e solo) e de fluxos de gases do efeito estufa, foi estabelecido um balanço do carbono em equivalente de C-CO2 emitido ou seqüestrado pelo manejo sem queima, em comparação ao manejo com queima. O resultado para o Latossolo, num período de 3 anos, mostrou uma mitigação de cerca de 5 Mg C-CO2 ha -1 ano -1.

Colhedora de cana-de-açúcar (Saccharum spp)

Download Colhedora de cana-de-açúcar (Saccharum spp) PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 220 pages
Book Rating : 4.:/5 (693 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Colhedora de cana-de-açúcar (Saccharum spp) by : V. L. Furlani Neto

Download or read book Colhedora de cana-de-açúcar (Saccharum spp) written by V. L. Furlani Neto and published by . This book was released on 1995 with total page 220 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Colheita de cana de açúcar. Compactação dos solos. Tipos de colheita e implicações industriais. Poluição ambiental pela queima. Conservação dos solos. Potencial energético da cana-de-açúcar. Materiais.

Cana de acucar

Download Cana de acucar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 8 pages
Book Rating : 4.:/5 (79 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Cana de acucar by : QUIMBRASIL (Sao Paulo, SP)

Download or read book Cana de acucar written by QUIMBRASIL (Sao Paulo, SP) and published by . This book was released on 1978 with total page 8 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt:

Considerações sobre o impacto ambiental das queimadas da palha de cana-de-açúcar

Download Considerações sobre o impacto ambiental das queimadas da palha de cana-de-açúcar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 21 pages
Book Rating : 4.:/5 (79 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Considerações sobre o impacto ambiental das queimadas da palha de cana-de-açúcar by : E. E. de MIRANDA

Download or read book Considerações sobre o impacto ambiental das queimadas da palha de cana-de-açúcar written by E. E. de MIRANDA and published by . This book was released on 1997 with total page 21 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Esta publicação sintetiza e apresenta as atividades em andamento na Embrapa-NMA e tece considerações sobre a evolução do conhecimento técnico-científico sobre o impacto ambiental causado pela queima da palha da cana-de-açúcar.

Análise da viabilidade econômica da mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil

Download Análise da viabilidade econômica da mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 73 pages
Book Rating : 4.:/5 (181 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Análise da viabilidade econômica da mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil by : Fernando Labes Moreira

Download or read book Análise da viabilidade econômica da mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil written by Fernando Labes Moreira and published by . This book was released on 2006 with total page 73 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: Este trabalho tem como objetivo a análise da viabilidade econômica da mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil. A colheita de cana é um tema polêmico, onde para a colheita manual é necessária a prática das queimadas, que causa forte poluição, enquanto que a mecanizada gera alto desemprego. O setor sucroalcooleiro tem crescido vertiginosamente, sendo assunto de destaque nos dias atuais. Primeiramente este trabalho apresenta uma explicação completa do setor, para possibilitar o entendimento de todos os aspectos envolvidos no projeto. Em seguida são analisados os custos envolvidos na implementação da mecanização, bem como os custos operacionais recorrentes, sendo então comparados com os custos da colheita manual. Os resultados mostram que a mecanização ainda é economicamente menos atraente, entretanto, é uma tendência, pois este quadro está se invertendo e esta alternativa apresenta outras grandes vantagens, como o aproveitamento da palha da cana na produção de energia elétrica, como herbicida ou mesmo na produção de álcool e ainda é a alternativa ecologicamente correta.

Efeitos das queimadas de cana-de-açúcar sobre o bem-estar das famílias

Download Efeitos das queimadas de cana-de-açúcar sobre o bem-estar das famílias PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 : 9783330775701
Total Pages : 104 pages
Book Rating : 4.7/5 (757 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Efeitos das queimadas de cana-de-açúcar sobre o bem-estar das famílias by : Raquel Negrisoli Fernandez Cabral

Download or read book Efeitos das queimadas de cana-de-açúcar sobre o bem-estar das famílias written by Raquel Negrisoli Fernandez Cabral and published by . This book was released on 2017-06-02 with total page 104 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt:

Biomassa de cana-de-açúcar

Download Biomassa de cana-de-açúcar PDF Online Free

Author :
Publisher :
ISBN 13 :
Total Pages : 302 pages
Book Rating : 4.:/5 (57 download)

DOWNLOAD NOW!


Book Synopsis Biomassa de cana-de-açúcar by : Tomaz Caetano Cannavam Ripoli

Download or read book Biomassa de cana-de-açúcar written by Tomaz Caetano Cannavam Ripoli and published by . This book was released on 2004 with total page 302 pages. Available in PDF, EPUB and Kindle. Book excerpt: O setor sucroalcooleiro no Brasil; Terminologia técnica; Breve histórico da colheita mecanizada; Queima de canaviais e suas implicações técnico-ambientais; Considerações sobre energia de biomassa; Sistemas de colheita de colmos; Metodologia para ensaios padronizados de carregadoras e colhedoras; Sistemas de recolhimento de palhiço; Metodologia para ensaios padronizados decarregadoras e colhedoras; Sistemas de recolhimento do palhiço; Metodologia para ensaios padronizados de máquinas para recolhimento do palhiço; Potencial de utilização dos conceitos de agricultura de precisão na colheita de cana; Experimentação com herbicidas na cultura canavieira; Manutenção de frotas canavieira; Algumas considerações sobre operasções de plantio; Qualidade da cana-de-açúcar e seu impacto na indústria; A contribuiçõ da FEAGRI-UNICAMP; Tráfego no canavial e suas conseqüências.